Importa menos, importa mais

Importa menos com quem fica a verdade, importa mais qual é a real verdade, mesmo que de difícil alcance, importa muito mais buscá-la do que idealizá-la.


Importa menos a percepção da verdade que gostaríamos de ter, importa mais a sincera busca da realidade, mesmo que em seu todo ela seja impossível de ser encontrada, importa assim buscar evidências e não somente aderência ao que gostaríamos que fosse verdadeiro.

Importa menos saber que encontrar a verdade é difícil e complexo para os nossos sensores biológicos e para nosso processamento mental, importa mais ter a coragem e a ousadia de buscá-la mesmo que para isto tenhamos que abrir mão de certas verdades que construímos sem bases reais, mas que cremos como absolutas.

Importa enfim, na busca da verdade, estar preparado para abrir mão de conceitos, crenças e opiniões, construídas ao longo do tempo, principalmente quando baseada em autoridades do saber, em revelações e em puros sentimentos.

Entre o importa menos e o importa mais, o que verdadeiramente importa é a importância com que valoramos a real busca da verdade, de toda a verdade, de qualquer verdade, mesmo daquela nos frustre ou machuque. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Apenas uma teoria? Como muitos podem ser tão ingênuos, doutrinados ou interesseiros

Tales de Mileto

O que somos?