Não consigo ter fé


Não tenho fé porque ela implica acreditar em algo sem evidência alguma, significa esperar algo sem necessariamente nenhum motivo para aceitar que o esperado possa chegar, A fé implica em algum nível de esperança em algo externo a nós mesmos, coisa que larguei pelo caminho da vida. Tenho crenças, impossível pelo que entendo viver sem elas. Tenho crenças, mas mesmo elas as tenho porque acredito possuir se não algumas evidências, pelo menos alguns indícios e princípios algo críticos e coerentes com o que sei, para apoiar tais crenças.

Se definíssemos fé como algo em que acredito ou espero, se e somente se, existissem algumas evidências, ou mesmo alguns coerentes indícios para tal, então eu poderia ter fé. Mas a fé no sentido religioso, em especial no Cristão não é somente isto, vai muito além disto, assim, não tenho fé.

A fé como correntemente assumida implica muitas vezes em uma esperança cega, e implica também em uma crença cega. Posso ser míope, mas não sou cego por completo (cegueira aqui tem o sentido de não ter algum nível de saber e de conhecimento científico), assim não posso crer em fé, no sentido cego desta fé, como não posso também crer em alguma esperança, por si só a maioria das vezes também cega. Creio em esperança, naquilo que seja, pelo menos, parcialmente dependente de mim, nunca esperança em algo que de mim independa, nestes casos torço e espero, mas sem esperança. Talvez seja incompetência minha, talvez não tenha a inteligência necessária para ter fé, talvez falte-me alguma coisa, mas sou assim.


#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
livre pensar   livre pensador   livre pensadores


Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação

Recomeçar

Gostamos de exigir

Livre arbítrio