Pesquisa oficial do IBGE mostra claramente o desnível salarial entre homens e mulheres, e entre brancos e negros


Pesquisa oficial do IBGE mostra claramente o desnível salarial entre homens e mulheres, e entre brancos e negros. A pesquisa que foi divulgada hoje mostra que mulheres recebem menores ganhos salariais do que os homens, e que os negros recebem menos que os brancos. A pesquisa não discrimina, mas me ponho a pensar quanto ganhará menos, em média, uma mulher negra do que um homem branco.


A pesquisa aponta que negros ganham em média 57,4% do rendimento recebido pelos trabalhadores de cor branca. A pesquisa mostra ainda que mulheres ganham em média o equivalente a 73,6% do rendimento médio recebido por homens.

A pesquisa nada aponta de comparação entre os ganhos médios de homens brancos e mulheres negras, mas podemos fazer um exercício teórico, nada preciso eu sei, mas que pode nos dar uma luz quanto a este enorme degrau que segrega negros e brancos e que fica pior quando envolve mulheres negras.

Se uma mulher média recebe 73,6 % dos ganhos de homens, e se um negro médio ganha apenas 57,4% do rendimento dos brancos, podemos extrapolar, sem precisão que uma mulher negra deva ganhar 73,6% dos 57,4% dos homens negros, quando comparada com um homem branco médio. Desta forma podemos estimar, sem afirmar, que uma mulher negra média deva receber cerca de 42,25% dos rendimentos de um homem branco médio. 

Agora vocês querem que eu acredite que as oportunidades são iguais? Vocês querem que eu entenda que não existam diferenças no tratamento social de cor e nem de gênero? Vocês querem que eu não veja preconceito e segregação?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Apenas uma teoria? Como muitos podem ser tão ingênuos, doutrinados ou interesseiros

O que somos?

Consciência, ingenuidade de interpretação ou intencionalidade de confusão