Postos de trabalho

Quando um rico, comerciante, empresário ou investidor diz que está investindo para abrir mais postos de trabalho, entendamos que: 

Eles estão investindo para criar novos postos de retorno de lucro, pois que tão logo dê prejuízo estes postos de trabalho, os benevolentes comerciantes, empresários ou investidores fecharão estas vagas sem nenhum dó nem piedade, e tão logo também percebam que estes postos de trabalho sejam mais lucrativos em outro lugar, mesmo em outro país, eles transferirão estas vagas, sem o menor pudor, para qualquer novo lugar, pois que para eles, postos de trabalho somente fazem sentido quando possibilitam retornos lucrativos. 

O trabalhador em si, é o que de menos importa, é uma espécie de mal necessário para obter lucro. O trabalhador importa tanto quanto uma máquina que produz, talvez até mesmo a máquina valha mais para o poderoso, porque trabalha sem questionar, reclamar ou reivindicar, e isto é tão verdade, que se uma máquina possibilitar mais retorno que vários trabalhadores, que se danem as pessoas, basta colocar a máquina para trabalhar, pois que o lucro é o mais importante. 

Não façamos papel de ingênuos, todos nós já presenciamos isto, ou tomamos ciência disto acontecendo. Isto é o capitalismo, isto é o neoliberalismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

O sábio é um egoísta que deu certo

Nem sempre o verdadeiro há de ser real

Apenas uma teoria? Como muitos podem ser tão ingênuos, doutrinados ou interesseiros