O que é, e não o que parece ser

Uma lição importante, que foi aprendida por todas as linhas realistas de busca, análise, entendimento e percepção, é que havemos de parar de nos focar no que parece ser, e devemos, lógica, racional, crítica, limpa, livre, séria e sinceramente, buscar, e começar a perguntar o que é. Continuar a se fixar apenas no que parece ser, no que deveria ser, ou no que gostaríamos que fosse, é continuar caminhando em plena realização da ilusão. Falar sobre o que parece ser, sobre o que achamos que devesse ser, ou sobre o que gostaríamos que fosse, é fácil, mas nada de verdadeiro nos traz de novo, agora, buscar o que é, buscar o que realmente ocorre, sair da superficialidade dos fenômenos, e procurar, esquadrinhar e desenterrar, do subsolo do real, aquilo que realmente é, nos leva a enxergar cada vez mais de perto alguma verdade real, muitas vezes não intuitiva. Com certeza é uma caminhada difícil, é uma jornada árdua, requer certa coragem, desapego, vontade, esforço, ceticismo, pois que a cada passo devemos estar preparados para abrir mão de crenças que carregamos, algumas delas que nos são subjetivamente importantes, e por outro lado, temos também de estar preparados para ter de recomeçar de novo, várias vezes, pois que podemos chegar a locais em que não nos encontramos mais, mas a busca não pode cessar.




(O que parece, pode parecer diferente a muitas diferentes pessoas, pois que depende de como observado, depende de nossos conceitos e preconceitos, depende de nossa capacidade de percepção. O que é, é. Pode até mudar durante o tempo, mas jamais muda dependente de nossa forma de ver o que parece ser, e sim pela estrutura natural do que é. Assim, apesar de me parecer tão básico, muitos ainda insistem, por ingenuidade, por ignorância, ou por más intenções ou torpes interesses, dando foco no que parece ser, no que deveria ser, e no que gostaríamos que fosse, e não no que é. Até para transformar o que hoje é, é necessário conhecer o que é para racionalmente buscar alternativas que possam mudar o que é.)


#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
livre pensar   livre pensador   livre pensadores
Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação

Recomeçar

Gostamos de exigir

Livre arbítrio