Ler é muito importante, questionar é muito mais

"Não ensine seu filho apenas a ler, ensine-o a ler e a questionar o que lê", ensine-o a pensar livremente sobre o que lê, e a discutir abertamente sobre isso, desta forma ele crescerá crítico, não somente com o que lê, mas também com tudo o que vê, tudo o que lhe tentam ensinar, catequizar ou convencer, e assim ele aprenderá a não ser escravo de cultura alguma, de conceito algum, e apenas aceitar o que for lógico, racional, natural ou consequente. Não é garantia de que ele será um humano melhor, mas pelo menos ele será livre para escolher ser quem ele quiser ser, livre de preconceitos, medos, tabus, revelações, fundamentalismos, fanatismos, ou mesmo livre de ser escravo mental de quem quer que seja.

Ler é muito importante, entretanto observar, pensar, racionalizar, questionar, duvidar, experimentar, agir e ser agente de transformação é muito mais.

obs. Este pequeno texto, acima, fluiu da frase "Não ensine seu filho apenas a ler, ensine-o a ler e a questionar o que está lendo" de George Carlin, que vi como post de um amigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

O que somos?

Uma breve história, da semelhança à genética, e como a igreja se usou desta visão

Educação