Porque existe mente

Porque existe mente?

Entendo que ao longo dos mais de 3 bilhões e meio de anos de existência da vida (aqui na terra), esta talvez possua algo a que podemos chamar de mente, com algo de consciência (parcial e precária que seja), a apenas muito pouco tempo. 

Nós mesmos, em nossa jornada de hominídeos talvez somente tenhamos conseguido alcançar uma mente com um quê de consciência, apenas depois de muita caminhada como hominídeos.

Sei que posso contrariar muitas crenças, mas entendo que a mente, aquilo que emerge da complexidade de processamento de nosso não menos complexo circuito cerebral, surge como um diferencial por 3 grandes motivos:


- O primeiro é o que ousaria chamar como alguma capacidade de predizer o futuro, em especial o devir próximo, baseado no presente que realizamos e no passado que percebemos ou realizamos. Isto é um diferencial enorme para nossa sobrevivência, em especial no processo de escalada da guerra pela sobrevivência presa/predador, e pelo “domínio” do ambiente que passamos também a dominar. Com esta evolução, talvez revolução mental, podemos prever melhor ações e reações tanto de nossos predadores quanto de nossas presas e também da natureza e assim da vida vegetal que sempre nos alimentou.
- Segundo é a capacidade de liderança/domínio. Entender melhor o que meu semelhante, concorrente para a sobrevivência, no passado de nossa evolução, era também um diferencial de sobrevivência, principalmente quando previa melhor suas estratégias e interesses, e ao mesmo tempo melhor maquiava e escondia as própria.
- Em terceiro uma mente permitiu uma comunicação cada vez melhor.

Assim entendo que a mente tenha surgido (evoluído) como um diferencial para nossa sobrevivência.


#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
livre pensar   livre pensador   livre pensadores
Eu sou um ateu que tenta ser racional e livre pensador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Apenas uma teoria? Como muitos podem ser tão ingênuos, doutrinados ou interesseiros

Tales de Mileto

O que somos?