Catequizar


Catequizar crianças é para mim um absurdo, elas são simplesmente crianças, devem viver como crianças, brincar como crianças, experimentar o mundo como crianças, e crescer enquanto crianças. Um dia chegará quando não mais serão crianças, neste momento elas poderão fazer suas escolhas de forma livre, independentes e algo conscientes. Mas no fundo, para os que detêm o poder religioso, fica o medo de correr o risco de perder mais um seguidor, e ter seguidores é parte do poder religioso. Por isto, entendem eles, é melhor catequizar uma criança hoje e minimizar o risco de perder um seguidor amanhã. Como me entedia a necessidade de poder religioso, como me revolta a estrutura das religiões.

Aos pais e responsáveis, e um pouco a sociedade, basta cuidarem, para que cada uma e todas as crianças, possam participar de uma educação global que deve começar em um lar digno e perpassar toda a realidade em que vivem terminando na própria sociedade, basta provocar para naturalmente as crianças aflorarem suas curiosidades, basta envolve-las em amor e mostrar que existem limites, que elas perceberão a verdadeira ética humana nas ações dignas de seus pais e responsáveis, basta cerca-las naturalmente de bons exemplos, e facilmente despertarão em si a curiosidade do aprender e do descobrir sua humanidade. O exemplo, os limites e o amor dos pais, ou dos responsáveis, o exemplo social, são sim a única catequese que deve atuar sobre seres em formação.



#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

O que somos?

O sábio é um egoísta que deu certo

Tales de Mileto