Onisciente x Onipotente


Em decorrência da aceitação, quase cega, pelos defensores de uma deidade Abraâmica, fica aceito naturalmente por estes crentes que este deus seria, entre outras coisas, onisciente, onipotente e onipresente, gostaria de tecer meus comentários sobre o que entendo impossibilidade de, concomitantemente, ser plenamente onisciente e onipotente. Desta forma, entendo que a onisciência absoluta e total, e a onipotência total e absoluta, são qualidades antagônicas entre si para qualificar um único ser.

Ser onisciente (total e absoluta onisciência) significa ter a plena e total clarividência de saber, por definição, tudo, absolutamente tudo, o que está acontecendo e o que vai acontecer. Desta forma ser onisciente implica em ter a total e plena capacidade de conhecer, de saber, e de prever, todas as ações, pensamentos, fatos, condições e acontecimentos ocorrendo e a ocorrer, agora e por todo um futuro.

Ser onipotente, é ter plena, total e absoluta capacidade de interferir, de agir, de transformar, e de atuar de forma ativa na sequência natural, sempre que o desejar, e assim, tendo plenos poderes para agir, obrar, atuar, criar, e destruir, absolutamente sobre tudo o que desejar.  

Conhecer exatamente tudo acontecendo ou a acontecer implica em impossibilitar qualquer ação livre de transformação diferente pois que mudaria o roteiro já estabelecido pela onisciência. Se algum ser tivesse o poder da onisciência, ele saberia exatamente o que vai acontecer e o que ele mesmo como deus fará para mudar o rumo daquela história, entretanto, em contraposição, para ser onipotente, aquele mesmo ser precisa ter total, plena e absoluta autonomia e poder para mudar de opinião ou de estratégia, para agir, para transformar, para obrar, e isto automaticamente quebraria a onisciência prévia que ele teria tido. Desta forma é impossível ser plenamente onisciente e onipotente, pois que ser onipotente possibilita a total liberdade de fazer e desfazer o que desejar, como desejar, quando desejar, e na sequência que desejar, mas a onisciência faria com que soubesse o que ele iria exatamente mudar, quando iria mudar, como, e em que sequência. Isto por si só, limitaria sua onipotência.


Ser onisciente limita sua onipotência, assim ou não seria totalmente onisciente, ou não seria totalmente onipotente, da mesma forma, ser onipotente limita sua onisciência. Me parece complicado admitir ser ao mesmo tempo onipotente e onisciente, pelas vias lógicas. Ou bem se é onisciente em totalidade absoluta, e sabe tudo o que acontece e o que vai acontecer, o que limita sua onipotência de mudar de opinião, ou bem ele é onipotente, podendo a qualquer momento fazer o que desejar mudando de opinião quantas vezes o desejar, contudo desta forma ele não consegue realizar uma onisciência absoluta posto que sua onipotência impede sua onisciência absoluta.

Podemos ser tentados a justificar que aquele ser seria onipotente, podendo fazer tudo o que desejar, e que seria onisciente, limitado ao poder de sua própria onipotência, mas somente isto já acaba com sua onisciência. Mas eu lembraria que cuidados devem ser mantidos quanto a afirmação de que algum ente possa ser onipotente, ter plena, total e absoluta capacidade, força, e poder, para tudo, absolutamente tudo que desejar. Esta afirmação é também logicamente impossível de ser sustentada, pois que bastaria lhe propor que criasse uma pedra tão pesada que nem mesmo ele possa levantar, e já está criado um paradoxo, ou ele tem poder para criar tal pedra, mas não seria onipotente pois que a não poderia erguer, ou ele pode erguer qualquer pedra, e não seria onipotente para criar tal pedra. Este é apenas um exemplo leve da impossibilidade da onipotência, existiriam muitas outras, lógicas, matemáticas e etc. 



#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Apenas uma teoria? Como muitos podem ser tão ingênuos, doutrinados ou interesseiros

O sábio é um egoísta que deu certo

Ciúmes