Um cérebro e diversas "vidas"


Um cérebro, diversas “vidas” possíveis, uma mente e múltiplos seres desejando viver.
Um cérebro é uma complexa rede neural de mais de 80 bilhões de neurônios, tão complexa que cada neurônio independente pode possuir até 10 mil conexões com outros neurônios. Não nos apercebemos de tão complexa que é nosso cérebro, e a emergente mente que “brota” da operação natural e funcional do próprio cérebro. Somente de ligações (sinapses) temos uma quase infinidade, em uma pequena parte de nosso complexo cerebral existem mais conexões do que existem de estrelas ativas em nossa galáxia (Via láctea).

A consciência, como sentido emergente, praticamente nenhuma participação possui nesta “cacofonia” existencial. A consciência pode até levar a fama, mas o trabalho árduo, complexo e dinâmico, é responsabilidade do cérebro em sua ação inconsciente. Nos valorizamos por sermos seres conscientes, que “temos” domínio sobre nossos atos, comportamento e pensamentos, mas isto possui uma vaga relação com a verdade, nosso cérebro age quase que o tempo todo de forma autônoma e inconsciente, podemos gostar de recebermos a fama por nossa CONSCIÊNCIA, mas nossa mente age freneticamente sob o ainda pouco conhecido mundo inconsciente.

Isto não nos tira beleza humana alguma, apenas deveria nos tornar mais humildes, posto que não somos conscientemente brilhantes ou conscientemente ativos, mas podemos, graças à plasticidade de nossa rede neural, ir construindo e desconstruído sinapses e reprogramando assim nosso um quilo e trezentos gramas de cérebro, a mais complexa das estruturas universais conhecidas. Ser humano é ter pelo menos esta pequena consciência, a de que a evolução gerou um órgão maravilhoso, que de sua complexidade emerge uma mente e muitos seres, e que podemos, com vontade, trabalho e coragem, alterar a programação deste, se nunca em sua totalidade, pelo menos em sua parte mais acessível a nossa humanidade.


Nunca seremos totalmente diferentes, ou melhor já somos bastante diferentes posto que somos múltiplos e complexos, mas mesmo assim podemos alterar pequenas “exits” de nós mesmos, isto é ser humano, um reflexo imanente do processo mental sob o hardware de nosso cérebro. É mais do que poder, é ser sempre um pouco diferente, é ao chegar a noite, já sermos algo diferente do que pela manhã.


#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

O que somos?

O sábio é um egoísta que deu certo

Olhar-se e perceber-se