Verdade e ética

Infelizmente para nós, a verdade e a moral não andam necessariamente lado a lado, e nem existe razão natural para que assim o fosse. A verdade e a moral são de naturezas diferentes, eu até ousaria dizer que aquela é, e esta apenas está. Em verdade, a moral e a verdade, diversas vezes estão em hemisférios opostos. Muitas vezes a verdade nos parece imoral, e outras vezes a moralidade não reflete a verdade.

Isto nos parece, a princípio, uma tragédia existencial. Gostaríamos de conhecer toda a verdade real da vida e do universo, e gostaríamos que ela sempre refletisse valores que consideramos éticos e morais. Não existe absolutamente nenhuma razão natural para que isto assim o fosse.

A verdade por si só é aética, não apresenta, nem representa valores quaisquer em si mesmo, ela reflete a realidade seja esta social, mental ou física, ela é sempre natural e imanente em sua amplitude. A moral reflete nossos princípios culturais e pessoais, são valores que atribuímos as coisas e também são valores que atribuímos ou atribuiremos as verdades que conhecemos ou que venhamos a conhecer. A ética e a moral nascem da necessidade humana de conviver em sociedade e de buscar dignificar nossa condição humana e social.

A mesma relação vale, é claro, para as verdades científicas. Não existe ligação entre estas e valores morais ou éticos. A verdade científica é crua, nua e fria, é amoral e aética. A ética deve entrar no como nos utilizaremos destas verdades científicas. O que deveria caber é um cuidado e um zelo adicional quando verdades científicas possuem potencial para serem imoralmente utilizadas, gerando assim perigo no manuseio destes conceitos, modelos ou provas científicas. Os cientistas necessitam abordar de frente toda a verdade científica, mas deveriam dedicar um conceito de humanidade e uma humildade especial para as verdades científicas que possam ser utilizadas ou servir de escusas para maus atos ou para justificar perseguições e preconceitos ou mesmo exclusões, quaisquer que sejam estas.


Não abrir mão das verdades científicas deve ser o caminho, mas temperar esta procura e sua divulgação com um molho especial de humanidade e um recheio natural de dignidade humana. Eu sinceramente não acredito que uma verdade absoluta, natural e imanente, possa ser de todo imoral e indigna, me bato que o problema está no mau uso desta verdade. O mau uso de uma verdade científica, sempre se faz a posterior, e em geral, nunca está nas mãos dos cientistas, mas sim do sistema, dos financiadores, das instituições e corporações, nos interesses militares, e na própria sociedade. Muitas vezes a verdade é simples, e deve servir de revisor natural para nossos valores éticos e morais, que muitas vezes estão distorcidos e corrompidos por falsas verdades, mitos e propaganda enganosa. Entendo que se uma verdade parece totalmente indigna, ou esta verdade está incompleta ou ela não é uma verdade na concepção da palavra, ou nossa valoração de humano e digno talvez esteja distorcida, mas um cuidado muito sério deve ser mantido por todos, cientista ou não, de que se utilizarem de verdades precárias e parciais é típico dos que desejam manipular a sociedade e em especial os mais ignorantes (no sentido único daqueles que ignoram verdades maiores).


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Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

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