Amigo

Amigos não existem para serem infalíveis e muito menos para estarem sempre a nossa disposição.
Amigos não existem para sempre compactuarem conosco e muito menos para serem nossos escravos, empregados, e tão pouco para serem nossos senhores.
Amigos não existem para serem nossos salvadores e muito menos para concordar com o que somos e o como nos comportamos.

Amigos existem para nos mostrar que o Amor é possível.
Amigos existem para nos direcionar em caminhadas éticas.
Amigos existem para cooperar em nossa caminhada pela dignificação da vida.
Amigos existem para nos fazerem nos sentir mais humanos.
Amigos existem, não para nos culpar, mas para conosco discutir em elevado estado de humanidade.
  
Não deveria escolher um amigo como escolho um serviço ou produto, não busco nele recompensa, benefício, facilidades ou nenhuma outra garantia, a não ser a de sua escolha pela dignidade social.

Não deveria escolher um amigo por princípios plásticos, não busco nele a beleza que satisfaz os olhos, e muito menos nenhuma perfeição de formas ou cores.

Não deveria escolher um amigo por princípios práticos, não busco nele uma caixa de ferramentas, ou algum suporte material ou mesmo um “solucionador” para meus problemas. 

Não deveria escolher um amigo pelo que ele possua ou pelo que ele me possa beneficiar, não busco nele recompensas, e muito menos benesses.

Escolho para amigos aqueles que se esforçam seriamente em construir uma vida de dignidade social e que possa de alguma forma me servir de exemplo vivo de luta pelo humano, longe da perfeição, mas ousado em sua busca. 


Escolho para amigo aqueles com quem dividirei minhas experiências de vida, e com quem possa de forma quase simbiótica participar na jornada humana. 

De antemão não sei dizer quem posso escolher para amigo, pois que é algo que envolve certa complexidade, em um equilíbrio de valores e comportamento, de personalidade e respeito a vida, pois que cada um tem em si uma distribuição própria e pessoal destas características, mas sei bem claro quem eu não escolherei como amigo, aquele ou qualquer um que tenha características marcantes de preconceitos, fascismo, exclusão, fundamentalismo, fanatismo, irracionalismo, opressão, exploração, ou de desamor. 

Escolho para amigo, aqueles que creio serão simplesmente BONS AMIGOS, para mim, para os outros e para a natureza. Como dito antes, escolho para amigos aqueles que possam estar longe de toda e qualquer perfeição, mas que estejam caminhando, ao seu jeito, para chegar cada vez um pouco mais perto dela, mesmo que em alguns momentos acabem por dar passos para trás. 


#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Por derradeiro o nada

Ando nervoso