Amor a primeira vista

Não creio em amor a primeira vista, não creio ser o amor algo tão simples que independa de certa construção, ou que seja ele algo tão “automático” que bastasse um primeiro contato, único, para pô-lo em ação. No fundo, sequer entendo que pudesse adorar que assim o fosse. Ademais, como já comentado em diversas outras composições, entendo que o amor, ou melhor que a palavra amor é uma única palavra, para um leque diverso e bastante complexo de sentimentos, amor pela(o) companheira(o), amor entre amigos, amor pelos filhos, amor pela natureza, amor pelo conhecimento, amor pela busca da verdade, amor por animais, amor por enfermos, amor pelos excluídos, pelos explorados, amor por si mesmo e por aí vai, sendo assim, o amor enquanto sentimento, enquanto emoção, enquanto algo um pouco mais real ao nosso existir subjetivo, é complexo demais, ao meu entender, para ser sujeito a algo simples como um amor a primeira vista. Entendo que possa nascer paixão no primeiro encontro, que possa nascer certo encantamento, atração, interesse, ou simplesmente desejo, mas mesmo assim, o simples fato de olhar, sem pelo menos um encontro, não possui ele mesmo, força alguma sobre alguns destes itens, que não são em si mesmo amor algum. Entendo também ser a primeira impressão muitas vezes enganosa, apesar de poder ser ela marcante. Desta forma não consigo acreditar em amor a primeira vista.

Seria tão bom se o amor fosse realmente algo mais simples, entretanto entendo que o amor requeira muitas características, e mesmo com toda a gama de variação de amores, existe um corpo central nestas características que são comuns a aqueles “tipos” de amores, e incluiria, doação, compromisso, respeito, afeto, bem querer e parceria, que por si só exigem muito mais do que uma simples situação de ver e amar. 


#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

O que somos?

O sábio é um egoísta que deu certo

Olhar-se e perceber-se