Certezas e dúvidas

Tenho certezas, mas tenho certeza de que deveria ter algum viés de dúvida de minhas certezas, mas com certeza tenho dúvida daqueles que dizem ter certeza nenhuma, que de tudo duvidam, pois que com certeza, na dúvida, é melhor ter a certeza de que, por exemplo, cortar fortemente a jugular mata, e com certeza, aqueles que dizem de tudo duvidar, não duvidarão da certeza que a morte é certa.

O que entendo certo, é que temos algumas certezas, não muitas e talvez não em sua completude real, mas temos muito mais “coisas” a manter alguma dúvida, a certeza de que tudo sabemos é falsa, mas gastar energia pondo em dúvida “coisas” que pelo menos no nível fenomenológico temos certeza, me parece incerto.

É certo que a dúvida é uma ótima parceira, mas ter a dúvida como fonte da busca de algumas certezas, e não a dúvida pela dúvida. A certeza absoluta e a dúvida absoluta, são com certeza extremos que devem ser evitados, pois podem levar a fanatismos, a cegueiras e a desesperos, mas manter um comportamento cético de dúvida, não pelo prazer da dúvida, mas pelo prazer de buscar alguma verdade, é com certeza melhor do que a certeza de não ter dúvida e caminhar amarrado e limitado pelas certezas absolutas de tudo, que com certeza eu duvido que alguém em certeza as tenham.



#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Por derradeiro o nada

Ando nervoso