Senso Comum

Eu posso até estar errado, na verdade como eu torço para que o estivesse, mas sinceramente creio termos uma grande fraqueza em aceitar como prova de causa, por analisarmos a posterior e muitas vezes apenas superficialmente, o que muitas vezes é uma simples e aleatória sequência temporal de eventos. Isto vale para praticamente todos os ramos do viver.

Um exemplo prático, quando percebemos uma empresa que cresceu rápido, e hoje é padrão de mercado, somos tentados a questionar para tal empresa quais seriam suas virtudes, sua estratégia de mercado, e que características a diferenciariam das demais, e acabamos aceitando quase de imediato que tais características são realmente causas da proficiência e da capacidade de crescimento desta empresa, afinal de contas ela hoje é importante e “teve” aquelas características “como causa”.

O que esquecemos é que um antecedente não é necessariamente efeito causal do consequente, e a maioria das vezes reflete apenas uma sequência temporal que nada, ou que pouco, atrela diretamente o resultado final.

Por ser muito menos glamoroso, corremos a analisar as empresas vencedoras, ao invés de também analisar as “perdedoras”, aquelas que se perderam nas suas tentativas. Se o fizéssemos perceberíamos uma infinidade de outras empresas que tinham exatamente as mesmas “qualidades”, as mesmas características, as mesmas estratégias, as mesmas “causas”, e simplesmente não chegaram a lugar nenhum, e muitas destas acabaram falindo ou encerrando suas operações.

O que isto tem de interessante? É apenas uma amostra do como o senso comum, ou o “bom senso” nos engana facilmente quando acreditamos saber as respostas simplesmente porque temos em mãos aparentes causas e resultados reais, que estão ligados por mera temporalidade, e não por real causa e efeito.


#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Por derradeiro o nada

Ando nervoso