Evolução, este mistério imperceptível em tempo real

Entendo que para pessoas sem conhecimento maior sobre a evolução, e por ser esta tão prolixa em ter gerado tão grandes variações de vidas, e no geral sendo ela, para seres vivos macroscópicos, algo que acontece em uma faixa de tempo sempre longa, acaba por levar muitas pessoas a erradamente acreditarem que a evolução possa ser dirigida por algo místico.

Da química pura fez-se a biologia, do nada biológico até a situação atual de complexidade e de multiplicidade de vidas, ocorreram uma série sucessiva de pequenas transformações que quando observadas no presente parecem absurdamente enormes estas transformações. Quando olhado de forma simples, ingênua, e a olhos despidos de cuidado evolutivo, de curiosidade científica, desde o agora até o passado longínquo, até parece que tudo foi realmente engendrado com o único motivo de nos permitir hoje aqui estarmos, principalmente quando contemplamos esta longa jornada segundo nossa vaidade e presunção homocêntrica.

O que se passa é que o hoje foi alcançado por uma sucessão infinita e sucessiva de pequenas, quase imperceptíveis em muitos casos, alterações genéticas aleatórias, ao longo de bilhões de anos. Estamos aqui por mero acaso da sorte, no tocante aos erros de cópia, e da simples, mas poderosa lógica geral da adaptação e da seleção, mas mesmo assim muitos continuam preferindo acreditar que aqui estamos por desígnio e determinação “superior”.


#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Por derradeiro o nada

Ando nervoso