O riso é muito mais complexo do que um sorriso

Este texto tem por base um livro de Giovanni Frazzetto (neurocientista que estuda entre outas coisas a biologia molecular neuronal, foca no estudo fisiológico das emoções humanas)

Facilmente associamos o riso a um sinal de alegria, felicidade e diversão, este é um sinal simples, mas um ato em si complexo, rir não é simplesmente um movimento mecânico da boca, ele, se sincero, é um estado emocional complexo, e envolve muitos músculos. Mas um riso, pode não ser apenas um sinal externo de felicidade e alegria, basta que pensemos um pouquinho, e poderemos nos lembrar que uma risada pode ser sínica, pode ser maldosa, debochada e pode em casos mais desumanos acompanhar atos brutais e violentos, como assassinatos, estupros ou humilhações. Desta forma podemos facilmente perceber que um riso, envolve muito mais eventos do que um simples rosto sorridente. O ato de rir envolve desde a mente, até mesmo nossos pulmões, laringe e pasmem, até os músculos entre as costelas participam do ato de rir. O rir sendo um ato mental, é uma forma de comunicação com outras mentes, envolve desde neurônios espelhos, até outras partes, e assim, ele é em geral contagioso, em especial aqueles risos largos, aquelas gargalhadas sinceras, espontâneas e naturais, e outra coisa que o faz bem natural, é que ele é universal, tanto o “bom” riso, quanto o “desumano” riso. É bastante comum que nossos primos mais próximos riam, mas as vezes é de surpreender que até mesmo ratos riam, em especial quando são jovens. Por favor, não deturpem a sentença, os ratos não são conhecidos pelo seu senso de humor, então eles não riem de piadas, mas emitem vocalizações mensuráveis por ultrassom em situações aprazíveis. Quando ratos “adolescentes” brincam uns com os outros e quando recebem cócegas nas costas, pescoço ou barriga, eles emitem vocalizações bem distintas.
Além de tudo, rir faz bem, faz bem para si próprio e pela sua capacidade de contágio, faz bem para os outros. É claro que nem todo local e momento são apropriados para uma risada sincera, mas muitos de nós, e eu com certeza, já teve “crises” de risadas em momentos impróprios, criando no mínimo uma situação embaraçosa, e eu tendo que me retirar por um tempo para que passasse. Mas, não obstante a situação um tanto embaraçosa, todos são capazes de compreender o fato, que por ser um evento emocional, está acima de nosso controle absoluto. 


#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Apenas uma teoria? Como muitos podem ser tão ingênuos, doutrinados ou interesseiros

Nem sempre o verdadeiro há de ser real

Absurdos e atrocidades