Sou um ignorante

Sou um ignorante que busca sinceramente algum conhecimento.
Quanto mais eu acredito que obtenho alguns conhecimentos, mais tenho a nítida “certeza” que muito mais ainda me falta compreender, e mais ainda acende a luz amarela da dúvida de que realmente eu saiba alguma coisa, ou que seja eu apenas mais um iludido que se encanta com certa cultura de almanaque. O ceticismo é algo que me acompanha, e que valorizo, mas não coloco em dúvida de que sou capaz de obter verdadeiros conhecimentos, boto em dúvida que eles sejam, ou que todos eles sejam, verdadeiros conhecimentos, ou que eu não esteja apenas deslumbrado com "falsos" saberes. 

Desta forma, tenho forte crença de que sempre serei um ignorante em inúmeros conhecimentos, de que muitos terão conhecimentos acerca de verdades que desconheço, assim busco me policiar para não ser levado pela presunção ou pela prepotência de que conheço tudo de algo, ou mesmo algo de tudo. No fundo posso conhecer apenas o que refuto, sem jamais ter a certeza absoluta de qualquer coisa.

A minha limitação, imperfeição e incapacidade de tudo saber, não pode servir de prova a favor de que nada possa eu saber, assim, isto não deve me impedir de continuar buscando o conhecimento, deve sim me dar a medida certa de ceticismo para duvidar do improvável e nunca aceitar o meramente revelado, além de me servir de motivação por aprofundar cada vez mais o pouco que possa saber.

Certeza? Será que apenas a de que um dia morrerei? Entretanto, mesmo esta é uma certeza que não poderei provar vivo. Em vida não sei exatamente o que é a morte, posso vê-la acontecendo com os outros, mas a sua realização apenas quando eu me for definitivamente, e mesmo no processo da morte, posso até sentir que estou morrendo, mas enquanto sinto ainda não morri, depois de morto nada mais sinto, mas isto não muda a certeza de que morrerei. Todos que nasceram morreram. Seria eu uma refutação para tal assertiva? Sinceramente não creio.



#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Por derradeiro o nada

Ando nervoso