Devo estar distorcendo a realidade social

No geral, ou pelo menos é o que eu percebo, todos, de uma forma ou de outra, nos achamos exemplos de dignidade humana. Mas algo deve estar incoerente. Como pode ser? O real percebido, de muitas formas não se alinha com todos nós sendo exemplos de dignidade, ética e humanidade. Desta forma, só me restaria crer que a sociedade do abandono e da exclusão social, das perseguições religiosas ou seculares, da exploração e dos preconceitos, é mera ilusão da minha interpretação fenomenológica, o que seria, aí sim, loucura ou alienação minha. O problema, que deve ser meu, é que a sociedade que percebo não se alinha com uma sociedade composta somente por humanos dignos e éticos. Talvez eu, ou a maioria, estejamos com definições e valores equivocados acerca do que seja dignidade, humanidade e ética, ou o que me parece mais concebível, a maioria de nós está equivocada quanto a interpretação dos seus reais valores e compromissos humanos, quanto a interpretação do que realmente sejamos enquanto ser vivente. Não dá para não perceber a existência dos abandonados e excluídos sociais, como a existência dos perseguidos religiosos ou seculares, dos explorados, e também é impossível não perceber preconceitos e interesses pessoais acima do social. Eu acredito que no geral ninguém se ache culpado, no fundo todos acham que fazem o socialmente justo, mas de novo, isto tem que estar falhando em algum lugar, se todos se acham de atitudes humanas e corretas, e a sociedade não reflete isto, algo tem que estar errado. E não adianta culpar só o governo, o governo somos nós, e se erramos ao escolher nossos representantes, somos nós quem o fazemos, se o fazemos iludidos, catequisados, doutrinados, direcionados pela mídia ou por outros interesses, somos nós quem o fazemos, e isso por si só justifica que não somos tão humanos e dignos quanto pensamos, pois que somos, ou muitos de nós é, manipulado e direcionado pelos interesses dos que de alguma forma estão no poder ou dele se locupletam de alguma forma.

Uma vez que a grande maioria de nós se arvora na defesa de seu comportamento justo, deve ser eu quem distorce a realidade social, não conseguindo assim ler as páginas de uma sociedade digna, humana, natural e social.



#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

O que somos?

O sábio é um egoísta que deu certo

Tales de Mileto