Interpretação da vida

Construo minha própria interpretação do mundo que me cerca,
Parte baseado nos fenômenos que observo
Parte baseado na minha intuição
Parte baseado em conceitos prévios
Parte baseado em provas possíveis
Parte baseado em teorias previamente comprovadas
Parte baseado na refutação de erros
Entretanto jamais abro mão do poder de refletir crítica e racionalmente em tudo isto e na busca de uma realidade imanente possível.
Construo minha própria interpretação do mundo que me cerca, sem jamais me perder na facilidade da interpretação apenas da superfície dos fenômenos. 

Todos lemos o mesmo livro da vida, as mesmas páginas da realidade, as mesmas palavras imanentes que dão sustentação ao texto do real, as mesmas letras e pontuações que são em verdade, a verdade do que existe, alguns buscam mais detalhes nesta leitura, outros se dão por satisfeito com o superficial que observam. Uns sequer abrem a capa, outros se contentam com o prefácio e a introdução. Alguns vão com sede na leitura, mas rapidamente se cansam da leitura detalhada e abandonam esta leitura. Alguns preferem acreditar no que ouvem, no que revelam, no que simplesmente parece ser, outros preferem acreditar no que acham que deveria ser, e sequer buscam validar fontes, interesses ou mesmo o contexto do que ouvem, e do que lhe falam. Outros tentam ler em profundidade, mas não possuem bagagem para acompanhar esta leitura, e por preguiça não buscam estudar conceitos anteriores necessários. Mas o livro da vida está à disposição de todos nós, mesmo que em essência ninguém o consiga ler por completo, e nem mesmo de forma direta, pois todos somos subjetivos quanto a percepção do real, mas não é por isto que podemos abrir mão da busca do real, e assim, isto não me exime da obrigação de buscar interpretar o mundo que me cerca, além das simples percepções primárias ou superficiais.



#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Por derradeiro o nada

Ando nervoso