Liberdade Humana

A liberdade humana deveria ser inversamente proporcional a injustiça social de nossos atos. Infelizmente, para muitos, mais livres são aqueles que mais oprimem socialmente. A liberdade responsável é algo sério, e deveria ser defendida por todos. A liberdade parece assustar a muitos e incomodar outros tantos, em especial aqueles que não se veem preparados mental e socialmente para abraçar a realidade do viver de forma responsável, comprometida com o bem social e o bem querer, aberta e não doutrinada. Como aceitar a liberdade responsável de quem quer que seja, se no íntimo, muitos de nós, já sucumbiu a formatação que interessa ao sistema, acarretando assim o aceite de todos os bloqueios, todas as culpas, todas as falácias, todos os dogmas, e todos os preconceitos, que acabam por depreciar a liberdade exatamente por ser ela uma ruptura com o que nos frustra, por todo um enquadramento por catequeses, doutrinações, medos e opressões.

O poder, seja ele secular ou religioso, ou mesmo a riqueza, parecem fadados a desviar-nos de nossa humanidade, e parece fortemente tentado a nos levar a uma leitura egoísta, vaidosa e presunçosa do que seja justiça social, liberdade e dignidades humanas. O poder não só tende a corromper, mas possui uma forte aresta modeladora que tende a nos converter a defender tudo e qualquer coisa que possibilite a manutenção do poder, e a liberdade é algo perigoso para a manutenção plena do poder.

Agora, se atrelados a isto ainda tivermos fundamentalismo civil, moral ou religioso, a liberdade humana parece ganhar ares de proibida e pecaminosa.



#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

O que somos?

Tales de Mileto

O sábio é um egoísta que deu certo