VALORES

Os valores são parte natural de nossa construção do viver, isso não significa que são eles por definição bons valores, mas sim de que os valores não estão nas coisas ou nas obras, e sim em cada um de nós, visto isto, os valores refletem o que somos. 

Uma flor é e sempre será uma flor. Como cada um a perceberá, nunca depende da flor, mas sim de como cada um se relaciona emocionalmente, sentimentalmente e subjetivamente para com ela. A flor em si não tem valores, tem características, qualidades e constituições. Forma, cor, espinhos, perfumes, tamanho, velocidade de crescimento, necessidades de água e nutrientes, isto é a flor. Vê-la e percebê-la como bela, de aroma agradável, graciosa, agradável ou não depende de cada um de nós, mas em essência a flor é uma flor. O valor que dela retiramos ou a ela atribuímos está em nós. O amor de quem a dá, ou a felicidade de quem a recebe é marcadamente pessoal.

Uma flor dada mecanicamente não agrega beleza e nem humanidade a quem o faz. Uma flor recebida friamente não dá maior valor de amor. A emoção e os sentimentos que dela derivem estão em quem as observam, e são também envoltas em nossos conceitos, preconceitos e valores que nos movem e nos faz ser quem somos. Valores são pessoais, são intransferíveis e nunca estarão nas coisas em si ou nas atitudes, mas este valor sempre estará no ser humano (ou desumano) que interfere com a realidade.



#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Apenas uma teoria? Como muitos podem ser tão ingênuos, doutrinados ou interesseiros

Absurdos e atrocidades

Ciúmes