Religar

Por mais que soframos vendo a exclusão social acontecendo a céu aberto, muitos de nós já não se revoltam com esta situação, uma vez que nenhum dos nossos sofre da verdadeira dor da fome, da injustiça social e muito menos do abandono e da exclusão social.

A caridade é importante, necessária frente a emergencialidade da fome e da miséria, mas ela é pouco frente a necessidade de transformação real que urge acontecer em nós humanos e na sociedade que sustentamos.

Muitas vezes me envergonho da existência humana, inúmeras vezes me envergonho também de minha própria existência, simplesmente pela conivência direta, ou indireta, que nossa passividade suporta.

Acho romântica e fantasiosa a busca pela “religação” com algum ente transcendental, quando muito mais próximo a nós bate latente a necessidade de nos religarmos uns com os outros, todos com todos, nós com eles, os nossos com os deles.

Para estas pessoas pode ser mais importante esta “religação” idealizada com o divino, talvez porque pareça poder proporcionar alguma existência posterior, ou mesmo alguma possível preferência e benevolência quanto as pessoais necessidades e desejos, com o fácil perdão de nossos erros. Em assim sendo, porque deveriam se preocupar com a salvação presente de todos, se bastaria a longo prazo a salvação própria, quando muito a salvação dos seus.




#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

O que somos?

O sábio é um egoísta que deu certo

Tales de Mileto