PENSAR

Pensar é um ato introspectivo, subjetivo e reflexivo.

Pensar ainda é um ato pessoal e sigiloso.

Somos livres para pensar, ou pelo menos deveríamos sê-lo, longe dos preconceitos, das doutrinações e dos medos de qualquer espécie.

Porque não o fazer em profusão, profundidade e proficiência, mas sem jamais tentar profetizar ou adivinhar?

Pensar não significa concordar, compactuar ou considerar.

Pensar, exatamente para buscar motivos, coerência, evidências, “verdades” e “realidades”, não somente em pleno subjetivo reflexivo do que somos, sentimos ou desejamos, mas em especial no mundo exterior, de diversas fontes e origens, tendo sempre o cuidado de manter aberta nossa mente, entretanto com uma postura crítica, analítica, sensível, racional (até onde for possível), compromissada e honestamente focado em compreender, e nunca apenas aceitar.



#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador

Comentários

  1. Saber o que é o pensamento, sua causa e origem é crucial para entender o momento presente, assim como tudo que já se passou no mundo
    até hoje. Foi pensando que construímos toda essa estrutura social, econômica e política que nada tem de Racional, que se encontra cada vez mais falida mundialmente provando não existir nele a realidade, a verdade.
    O pensamento é um instrumento da natureza para lapidar, preparar e não para acertar, por isso estão aí todos esses desacertos na vida dos pensadores.
    Se o amigo me permite, gostaria de lhe indicar um livro que certamente irá elucidar toda e qualquer dúvida sobre o pensar: Cultura Racional dos livros "Universo em Desencanto".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Apenas uma teoria? Como muitos podem ser tão ingênuos, doutrinados ou interesseiros

Somos tão sapiens