PENSAR

Pensar é um ato introspectivo, subjetivo e reflexivo.

Pensar ainda é um ato pessoal e sigiloso.

Somos livres para pensar, ou pelo menos deveríamos sê-lo, longe dos preconceitos, das doutrinações e dos medos de qualquer espécie.

Porque não o fazer em profusão, profundidade e proficiência, mas sem jamais tentar profetizar ou adivinhar?

Pensar não significa concordar, compactuar ou considerar.

Pensar, exatamente para buscar motivos, coerência, evidências, “verdades” e “realidades”, não somente em pleno subjetivo reflexivo do que somos, sentimos ou desejamos, mas em especial no mundo exterior, de diversas fontes e origens, tendo sempre o cuidado de manter aberta nossa mente, entretanto com uma postura crítica, analítica, sensível, racional (até onde for possível), compromissada e honestamente focado em compreender, e nunca apenas aceitar.



#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador

Comentários

  1. Saber o que é o pensamento, sua causa e origem é crucial para entender o momento presente, assim como tudo que já se passou no mundo
    até hoje. Foi pensando que construímos toda essa estrutura social, econômica e política que nada tem de Racional, que se encontra cada vez mais falida mundialmente provando não existir nele a realidade, a verdade.
    O pensamento é um instrumento da natureza para lapidar, preparar e não para acertar, por isso estão aí todos esses desacertos na vida dos pensadores.
    Se o amigo me permite, gostaria de lhe indicar um livro que certamente irá elucidar toda e qualquer dúvida sobre o pensar: Cultura Racional dos livros "Universo em Desencanto".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Tudo tem um fim.

Não creio que exista alguma lei do retorno