Preconceitos

Busco fazer-me liberto por escolha, pelo menos me esforço nisto. Busco pensar e repensar, mas somente pensar não basta, é necessário tentar pensar livre, assim busco ser um livre pensador, entretanto, como humano, naturalmente tenho falhas que me levam a alguma ancoragem, a alguma indução, a alguma cegueira de foco, e como ao longo do viver me vi, querendo ou não, frente a frente com conceitos dos mais diversos, carrego comigo, mesmo que de forma sutil, alguma contaminação daqueles conceitos que se fazem assim preconceitos, exatamente por isso busco pensar, refletir, repensar, criticar, analisar e desconstruir, busco ser livre no pensar, e racional (até onde seja possível) no organizar aqueles pensares. Mas, de novo, só pensar não basta, nada faz de útil, nada constrói, nada transforma, nada edifica, e nada de exemplos práticos pode deixar, assim tenho que agir, e também na ação busco aderência com o comportamento mental que busco ter e alcançar.

Renego dogmas e tabus, revolto-me com fundamentalismos, abjuro doutrinações e catequeses, renuncio por princípio, crença a toda e qualquer autoridade do saber e suas revelações, rejeito e abandono, desta forma, ser ou tornar-me um seguidor, e busco em contrapartida ser um agente pensante, ser um ser que reflete, ser um buscador, um estudioso, um pensador e um desconstrutor, antes de aceitar qualquer coisa, e mesmo assim aceitar sem ser um seguidor fiel, cego, ou alienado, e sim alguém que sempre com um quê, mínimo que seja, de dúvida, não vê ídolos, não vê mestres, não vê sábios em quem quer que seja, e por isso não sou em verdade um seguidor, sou mais um acompanhante, e me reservo o total direito de parar de acompanhar assim que alguma evidência, ou novos saberes e conceitos, ou novas situações, assim me levem a coerentemente, honestamente, respeitosamente, e se for o caso até mesmo revoltosamente, deixar de acompanhar quem quer que seja. Infelizmente não sou imune a algum preconceito. O histórico de meu viver me apresentou a conceitos, e com eles acabo tendo preconceitos. Mas sabendo disto, não fecho situação com nada e com ninguém, penso, reflito, critico, analiso e sou um eterno observador e buscador, assim tento diminuir ao máximo o impacto dos conceitos que carregue.

Busco alguma consciência para criticamente abrir mão de possíveis, imprestáveis, desumanos, insensíveis, mentirosos ou desrespeitosos preconceitos. Busco analisar sempre criticamente, e racionalmente quando possível, cada evento, situação ou fenômeno, e até mesmo cada novo conceito. Sou assim, ou melhor, tento ser assim, algo liberto em mim mesmo, algo que longe de ser perfeito, ou melhor, algo que age conforme o que pensa, e pensa conforme sua vontade de ser livre, de ser honesto, de ser crítico, de ser comprometido, e de ser um eterno revoltado, pela máxima da responsável liberdade e do compromissado direito aos direitos, deveres e liberdades.




#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

O que somos?

O sábio é um egoísta que deu certo

Olhar-se e perceber-se