VERDADE

Ousaria dizer que a verdade é sempre, em última análise, objetiva, única e real, e entendo que a certeza, ou os critérios de verdade (ou que acabamos por utilizar como demarcadores da verdade) é que acabam sendo subjetivos, inerentes a cada sujeito.

A complicação cresce um pouco mais, uma vez que muitos de nós nos utilizamos de certezas meramente intelectuais como critérios de verdade. Intelectualmente, acabamos movidos por induções, ancoragens, conceitos, ou mesmo interesses e desejos, além de intuições naturais que acabamos até mesmo por aceitar o bom senso como um, as vezes, para alguns de nós, mesmo como único e verdadeiro critério falaciosamente racional, como Descartes de alguma forma defendia. Pessoalmente discordo desta leitura. Para mim, o bom senso está muito ligado a princípios culturais, a doutrinações, por isto mesmo ele varia enormemente de pessoa para pessoa, de localização para localização, de tempo para tempo e de sociedade para sociedade, variando assim, em outras palavras, historicamente, geograficamente e mesmo socialmente.

O bom senso puro e aplicado, para mim, não pode substituir a crítica racional ou melhor a racionalidade crítica, uma vez que até mesmo a racionalidade pura é também incompleta para nos ajudar a responder se nossas certezas são verdadeiras ou mesmo certas. Quando finda as ferramentas racionais devemos abrir a caixa de ferramentas da crítica e da análise.

Este estado mental e social só se complica ainda mais quando necessariamente incluímos o sujeito moral nos dizendo o que entende como certo e como errado, quando não em referência ao fato ou ao fenômeno em si, ou mesmo não quanto a sua análise direta, mas sim quanto aos efeitos e abrangências subjetivas deste fato sobre uma desejável dignidade Social e Humana.

Publicado em 14-08-2011




#ateu
#ateuracional
#livrepensar
#ateuracionalelivrepensar
ateu
ateu racional ateuracional
livre pensar   livre pensador   livre pensadores

Sou um ateu racional e um livre pensador, ou melhor, eu sou um ateu que tenta ser (que se compromete a ser) racional e livre pensador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

O que somos?

O sábio é um egoísta que deu certo

Olhar-se e perceber-se