Empatia

Empatia não necessita de simpatia, e quando existe, sobrevive naturalmente a antipatia. Empatia é uma palavra muito em voga, e que cada vez mais assume importância no mundo dos negócios e de TI. É ela, um complexo mix de sentimentos, emoções, comportamentos e até mesmo de compromisso. Poucos realmente sabem o que seja em essência, muitos sequer preveem o real alcance natural, social e profissional de ser empático. Mas mesmo assim, muitos repetem a importância da empatia. Empatia é um estado subjetivo de ser, de estar e de ver, de sentir e reagir em relação aos outros, mas não em relação a como nos comportaríamos se fossemos os outros, e sim em relação a como os outros devem em verdade estar sentindo, absorvendo e reagindo a realidade que os envolve. É muito fácil nos colocarmos no lugar dos outros, com nossa forma de pensar, reagir e sentir, com nossa bagagem cultural, e nosso arcabouço mental, mas isso não é empatia. Empatia é muito mais difícil, é se colocar no lugar do outro, como se fossemos realmente o outro, com sua cultura, suas sensibilidades, suas idiossincrasias, com sua capacidade de ser, sentir e pensar. É tentar, de verdade, compreender ou experimentar mentalmente, o que o outro possa estar sentindo, e não como nos sentiríamos no lugar do outro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre arbítrio

Não creio que exista alguma lei do retorno

Não perca tempo tentando provar que você é uma boa pessoa

Tales de Mileto